Celulite: sintomas, tratamentos e causas

Ter um bumbum durinho e coxas firmes é o sonho de muitas mulheres. Mas isso é uma raridade, pois segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite. O grau varia de 1 a 4, dependendo se é moderada ou grave.

Os locais mais comuns são em torno das coxas, nádegas, braços, barriga e seios. A flacidez é falta de tonicidade da pele e músculo. A celulite é o aumento do depósito gorduroso que causa covinhas ou depressões na pele. Os furinhos são descritos como a casca de laranja. As causas da celulite são variáveis.

Alguns dos principais motivos:

  • Excesso de peso:  Pode aparecer em pessoas magras, no entanto, o aumento do peso e o “efeito sanfona”, ajudam piorar. Por outro lado, emagrecer atenua os furinhos.
  • Hereditariedade: É uma herança que ninguém quer, mas os genes familiares fazem parte da genética.
  • Anticoncepcional: Qualquer medicação hormonal pode contribuir com o avanço da celulite.
  • Aumento da idade: Dessa não tem como escapar, por isso o quanto antes cuidar, melhor.
  • O cigarro, excesso de sol e banhos quentes também causam danos a estrutura de colágeno.

Hábitos que evitam celulite

Quase todas mulheres tem celulite, nem que seja um pouquinho

A alimentação diz muito sobre o corpo. Você é o que você come! As refeições revelam quem somos, como estamos e  como ficaremos no futuro. O exagero no consumo de gorduras e carboidratos simples (açúcar e doce) aumentam o armazenamento de gordura e favorece o aparecimento de celulite.

Beba no mínimo dois litros de água por dia, pois a água acelera o metabolismo, consequentemente, queima gordura. Evite o excesso de sal, que é o responsável pela retenção de líquido pelo organismo. Fuja de alimentos fritos, cheios de conservantes, aqueles temperos completos, enlatados e substâncias artificiais.

Os exercícios são grandes aliados. Quanto maior o sedentarismo, mais elevado e grave se torna o aspecto da celulite. Atividades aeróbicas como caminhada, corrida e bicicleta colaboram com a queima das células de gordura. Já a musculação aumenta o ganho de massa muscular e a firmeza corporal.

Procedimentos Estéticos

De acordo com as esteticistas Paula Alves e Michelle Larangote, que atendem na Absoluta Centro de Beleza e Estética, os tratamentos estéticos auxiliam no controle e prevenção da celulite e flacidez. Todavia, se a flacidez for intensa, talvez seja necessário intervenção cirúrgica.

As esteticistas explicam que os protocolos para o tratamento são individuais, depende do desenvolvimento de cada paciente e que a assiduidade nas sessões é essencial para se ter resultados consideráveis.

Os aparelhos são alternados entre as sessões e a paciente deve ir no mínimo 10 sessões. A  Absoluta Centro de Beleza e Estética oferece os equipamentos abaixo.

Aparelhos usados no combate da celulite e flacidez

RADIOFREQUÊNCIA – É um método seguro com efeitos duradouros.  Atua para encolher e reconstruir as fibras de colágeno que separam as células de gordura.

ENDERMO: Os resultados surgem, normalmente, após 10 a 15 sessões de 30 minutos, que devem ser realizadas cerca de duas vezes, por semana. Pode ser que cause alguns hematomas, devido à sucção realizada na região.

ULTRASSOM: É acompanhado de um gel que auxilia a movimentação do aparelho e facilita a penetração da onda sônica. Quebra a gordura localizada

CORRENTE RUSSA: É um estímulo elétrico que melhora o tônus muscular. São necessárias de 10 a 20 sessões que podem ser feitas até duas ou três vezes por semanas.

ELETROLIPÓLISE: Atua quebrando as células lipídicas e ajuda a reduzir medidas. Age de forma semelhante a drenagem linfática, melhorando a circulação no local. Pode ser feita nas coxas, glúteos e abdômen. Em geral são necessárias no mínimo 10 sessões.

PLATAFORMA VIBRATÓRIA: Drena líquidos, melhora circulação do sangue e oxigênio nas regiões de acúmulo de gordura, tonifica os músculos principalmente do bumbum, coxas e parte interna da perna. Cada sessão dura cerca de 30 minutos.

MASSAGEM MODELADORA: Feita com movimentos mais vigorosos que a drenagem linfática, executados de forma rápida e firme. Deve ser feita uma ou duas vezes por semana, com tratamento contínuo para se ter a manutenção dos resultados.

DRENAGEM MODELADORA: Técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático. Produz a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal. Deve ser feita frequentemente para ter resultados.

É possível prevenir e tratar a celulite. Quanto mais cedo procurar uma clínica, melhores serão os efeitos. Ficou interessada nos tratamentos? Eu já fiz algumas sessões e já estou vendo os resultados.

Espero que tenha gostado da matéria, se tiver alguma dúvida, deixa nos comentários.

Obrigada por acompanhar o site.

Um beijo e até a próximo matéria.

Me siga nas redes sociais:

Danielly Chaves
Danielly Chaves
daniellychavesoficial@gmail.com
Neste site, compartilho meu modo de enxergar o mundo. Espero que você saia daqui com algumas minhocas na cabeça!! Sou cristã, gosto de música, moda, internet, viajar e ler. Obrigada por acessar!!!

One thought on “Saiba como atenuar a celulite e combater a flacidez”

Deixe um Comentário