São receitas fáceis, com texturas similares e ingredientes acessíveis

Mariany Castro é nutricionista. Sou paciente dela e adoro suas dicas. Ela cedeu cinco receitinhas do seu aplicativo para compartilhar com vocês. Espero que gostem! Quando fizerem as receitas, voltem para me contar, nos comentários abaixo.

Fazer escolhas saudáveis faz total diferença, por isso, veja algumas opções que substituem muito bem as versões tradicionais:

RECEITAS

Brigadeiro de banana

Ingredientes:
2 bananas bem maduras 🍌
2 colheres de cacau em pó 🍫
4 colheres de leite em pó desnatado
1 colher de chá de chia (opcional) 🥄

👩🏼‍🍳Como fazer: Coloque 2 bananas bem maduras em uma tigela e esquente no microondas por 2 minutos. Retire do microondas e adicione o leite em pó desnatado, o cacau em pó e a chia aos poucos até dar ponto desejado. Misture bem e enrole, leve a geladeira por 20 minutos.

Leite condensado caseiro

Ingredientes:
1/2 xícara de chá de água quente
1 xícara de chá de leite em pó desnatado
1 colher de chá de óleo de coco
1 colher de sopa de adoçante culinário ou de açúcar ( de coco ou demerara )🥄

👩🏼‍🍳Modo de Preparo: Liquidifique todos os ingredientes até homogeneizar. Coloque em potes de vidro com tampa e leve a geladeira, após gelado ele adquire consistência mais cremosa.

Pão de queijo de batata doce

Ingredientes:
2 xícaras de chá de batata doce cozida e amassada
 1/4 xícara de chá de polvilho doce
 3/4 xícara de chá de polvilho azedo
½ xícara de chá de água;
3 colheres de sopa de azeite;
2 colheres de sopa de chia;
1/2 colher de sopa de sal;

👩🏼‍🍳Modo de preparo: Em um recipiente, coloque duas xícaras de chá de batata doce cozida e amassada. Em seguida adicione o azeite, os polvilhos, a chia, o sal, a água e sove até obter uma massa homogênea. Separe pequenas porções dessa massa e faça bolinhas. Coloque em uma assadeira untada. Leve para assar em forno alto a 200 graus por 25 minutos ou até dourar. Dica: Se preferir acrescente manjericão ou cheiro verde a massa.

Pasta de amendoim Caseira

Ingredientes:
500g de amendoim torrado ( sem casca, sem sal )

👩🏼‍🍳Modo de preparo: Leve o amendoim ao processador até adquirir consistência de pasta, isso leva em média 15 minutos. Porém, quanto mais você processar, mais cremoso fica. (A gordura natural do amendoim é liberada, fazendo com que ele vire uma pasta, não sendo necessário acrescentar mais nada.)

O ideal é utilizar o processador, mas pode ser feito no liquidificador, cuidado para não queimar.

Refrigerante Caseiro

Ingredientes:
2 Cenouras médias
Suco de 1 Limão
Suco de 1 laranja
1 colher (sopa) de Mel
Casca de meia Laranja (sem a parte branca)
1 Litro de água 
500 ml de água com o gás
Bastante gelo

👩🏼‍🍳Modo de Preparo: Lave bem as cenouras e corte-as em rodelas. Coloque-as no copo do liquidificador. Junte o suco do limão, suco de laranja, mel e as cascas de laranja. Acrescente um litro de água e bata tudo. Passe toda a mistura por uma peneira. Com a bebida já coada, acrescente a água com gás, o gelo e consuma imediatamente. Dica: Se preferir utilize apenas água e bicarbonato, para substituir a água com gás.

Para refletir

O objetivo dessas receitas, não é só emagrecer, mas que você tenha uma alimentação saudável. As escolhas feitas, no dia a dia, tem grande influência sobre nossa saúde, a médio e a longo prazo. O que comemos determina se estamos alimentando possíveis patologias ou prevenindo-as.

Quando optamos por uma reeducação alimentar, conseguimos adicionar mais nutrientes ao nosso organismo. Trocamos alguns alimentos que em suas versões tradicionais são ricos em gorduras, açúcares, corantes artificiais entre outros aditivos.

Esses alimentos industrializados são o que chamamos de calorias vazias, são alimentos altamente calóricos que, na sua maioria, não trazem nenhum beneficio ao corpo.

Então gostaram das receitas. Espero que sim. A nutricionista Mariany Castro atende em Anápolis -Go. Esse é o seu Instagram @nutri__castro

Obrigada por acompanhar o site.

Um beijo e até a próximo matéria.

Me siga nas redes sociais:

Danielly Chaves
Danielly Chaves
daniellychavesoficial@gmail.com
Neste site, compartilho meu modo de enxergar o mundo. Espero que você saia daqui com algumas minhocas na cabeça!! Sou cristã, gosto de música, moda, internet, viajar e ler. Obrigada por acessar!!!

Deixe um Comentário