capa animeOi gente, mas Oi Mesmo! Tudo bem? Se você, assim como eu, não sabe o que é anime, calma, porque eu procurei entender do assunto e vou te explicar. “Anime” é toda a animação produzida em vídeo no Japão e “mangá” é a versão em quadrinhos. Eles se espalharam pelo mundo todo e os personagens de olhos grandes, definidos, redondos ou rasgados, ganharam milhões de fãs.

No Brasil, uma das percursoras a transmitir animes, foi a TV Manchete com os Cavaleiros do Zodíaco em 1994. Depois, várias emissoras abriram espaço para o gênero. Em especial, Globo e SBT, as de maiores audiências, que contribuíram para o aumento dos “otakus”, denominação dada aos fãs de anime.

Lucielly da Silva, 17 anos, é uma otaku. Ela conheceu os animes, ainda quando criança, por meio do seu pai que assistia “Dragon Ball” na Globo. Posteriormente, migrou para o Naruto no SBT e daí em diante, não parou mais de acompanhar. Porém, como as emissoras não têm muito compromisso com o público, não deram continuidade aos episódios. A avó da Lú, a fim de consolá-la, comprou vários DVD’s do Naruto para a netinha.

Contudo, a garota queria mais animes, por esse motivo passou a frequentar lan houses. Lú baixava os episódios no celular e depois conectava-o à televisão, por meio de um cabo. Nessa época, ela viu todos os 200 episódios do Naruto clássico e depois 500 do Naruto Shippuden (o qual ele é adolescente). Era uma saga rumo a lan house para baixar novos animes.

Não demorou muito, o pai da Lú comprou um computador e colocou TV a Cabo na residência. Para sua felicidade o canal “Play TV”, transmitia animes. “Era quase um canal asiático, porque a programação tinha vários programas japoneses, como: YU YU AH, Naruto e Bleach, o qual tem 200 episódios,” disse. Essa é a vantagem dos canais pagos, eles são segmentados e atende um público específico.

Uma cultura gigantesca

O entretenimento japonês é volumoso, não faltam opções. A Lú me disse que a internet está recheada de episódios para baixar ou assistir on-line, que existem aplicativos para ler mangás no smartphone e que há youtubers que fomentam o gênero. “Em 2015, veio na minha escola o Player Tauz, um youtuber que faz rap de animes. Ele canta sobre os personagens. A festa foi bem legal, as pessoas estavam de Cosplay.”

Cosplay é uma forma dos fãs se fantasiarem dos personagens que mais gostam. Eventos são realizados, em todo o país, para juntar essa galera. A Lú já está preparando o seu cosplay para participar do “Shin Sekai”, uma festa que acontecerá no dia 10 de dezembro, em Anápolis – GO, no Sesi da Vila Jaiara, a qual reunirá vários otakus.

É apenas um hobby

Para quem não acompanha é difícil entender como a cultura japonesa atraí tantas pessoas. A Lucielly explicou que os desenhos não são só de luta. “Os animes ensinam valores como amizade, ajudar o próximo e lições de vida.” Para ela, não é criancice. Diz também não se importar, quando as pessoas começam a brincar e zoar, “o importante é que eu gosto”.

É isso mesmo, se for saudável e te traz alegria, por que não curtir? Não importa o que as pessoas vão dizer.  E você, qual é a sua tribo? Me conta aqui nos comentários se é fã de animes ou de outro gênero, adoraria saber.

Beijos e obrigada por acompanharem o Blog.

Me siga nas redes sociais Twitter Danielly Chaves  Facebook Danielly ChavesInstagram Danielly Chaves

Você também vai gostar de Cacheada, sim senhor! e 7 Motivos para assistir à Mulher Maravilha

Danielly Chaves
Danielly Chaves
daniellychavesoficial@gmail.com
Neste site, compartilho meu modo de enxergar o mundo. Espero que você saia daqui com algumas minhocas na cabeça!! Sou cristã, gosto de música, moda, internet, viajar e ler. Obrigada por acessar!!!

16 thoughts on “Ela é fã de anime”

  1. Eu amava o segmento na infância e adolescência. Era super fã de Sakura! E concordo com a Lu, os animes tem um conteúdo moral (não em todos) e são super divertidos!

  2. Amiga, amei seu texto “Ela é fã de anime”. Texto bem elaborado e divertido! Com certeza os fãs de animes irão se encantar! Eu também sou fã de animes e sua fã, é claro!!

  3. Cavaleiros do Zodíaco é o melhor anime desse planeta 💖💖💖💖 eu era fã, até 2006 passava bastante na Band, todo dia,18h da tarde às crianças da minha rua paravam tudo que estava fazendo pra acompanhar o desenho!!

  4. Muito lindo o texto! Sou japonesa, por isso animes fazem parte da minha vida desde sempre, mas não é difícil encontrar um olhar esquisito quando comento por aqui que gosto. Somos vistos como nerds elogo imaginam nosreclusos e antissociais, ou loucos amantes de perucas. Seria ótimo se culturas nao criassem esteriótipos e impedissem de sermos taxados por algo que gostamos!

Deixe um Comentário