música brasil

Oi gente, mas Oi Mesmo! Tudo bem? O post de hoje é em comemoração, a “Independência do Brasil”. Há quase 200 anos, este país verde e amarelo, separou-se politicamente de Portugal.  E sem querer polemizar sobre nossa liberdade ou não, trago para vocês sete músicas que manifestam nossa cultura, política, etnia, meio-ambiente, etc.

1. Aquarela do Brasil

Composta por Ary Barroso e lançada nos anos 40, “Aquarela do Brasil” enaltece a beleza e os amores que o compositor sentia pela pátria. Para Ary, o Brasil é uma aquarela (pintura feita com tintas que são diluídas em água), ainda que o cenário fosse outro, (guerra, ditadura e pobreza) é o romantismo que sobressaí. É um samba alegre que na voz de Gal Costa fica ainda mais agradável.

2. País Tropical

Composição feita por Jorge Ben Jor em 1969. “País Tropical” retrata o típico brasileiro e seu amor ao futebol, carnaval e mulher. Fala sobre um cara feliz e mediano, que tem um carro e uma guitarra, que mora num país abençoado por Deus e bonito por natureza.

3. Brasileirinho

Composto em 1947 pelo músico e compositor brasileiro, Waldir Azevedo, mestre do cavaquinho; “Brasileirinho” é um choro, puramente instrumental, que tem uma carga de alegria, o qual não dá para resistir em não balançar o corpo. É a cara do Brasil, expressando uma mistura de felicidade com um pano de fundo de dor.

4. Brasil

A música “Brasil” surgiu em 1988. Cazuza a escreveu em parceria com Nilo Romero e George Israel. Simboliza um protesto irado contra a hipocrisia da política e da elite do nosso país que, na atual conjuntura, está mais hipócrita do que daquela época. Por ter sido abertura de uma novela da Rede Globo, a música é bastante conhecida.

5. Querellas do Brasil

Composta por Maurício Tapajós e Aldyr Blanc, e interpretada por Elis Regina, em 1978, “Querellas do Brasil” é uma crítica à música “Aquarela do Brasil” (a primeira citada neste post). Desde o título, a ideia é desconstruir “Aquarela” que mostra um Brasil sem problemas. Já Querelas diz que “o Brazil não conhece o Brasil” e “o Brazil tá matando o Brasil”.E usa palavras de origem indígena e africana para enfatizar o valor da nossa cultura.

6. Por Amor de Ti, Oh Brasil

“Por Amor de Ti, Oh Brasil” é a música que dá nome ao nono álbum da banda brasileira Diante do Trono, gravado em 2006, em Belém do Pará. A música é um clamor para que um novo tempo de justiça e honra seja estabelecido no Brasil.

7. Que País É Este

Composição de Renato Russo em 1978, contudo só foi lançada em 1987 pela banda Legião Urbana. Traz uma crítica sobre a desigualdade social, a política suja e nossa imagem no exterior. De forma agressiva a música pergunta várias vezes: Que País É Este?????

A resposta dessa pergunta não é simples. O Brasil é um paradoxo. Somos rico, mas ao mesmo tempo pobre! Com vários anos, porém imaturos! Para você que pais é esse? Deixa o seu comentário aqui em baixo, sobre o Brasil e as músicas, vamos interagir.

Obrigada por acompanharem o Blog, beijos e até o próximo post.

Me siga nas redes sociais Twitter Danielly Chaves  Facebook Danielly ChavesInstagram Danielly Chaves

Você também vai gostar de 4 séries para você assistir na Netflix e Dicas de documentários excelentes

Danielly Chaves
Danielly Chaves
daniellychavesoficial@gmail.com
Neste site, compartilho meu modo de enxergar o mundo. Espero que você saia daqui com algumas minhocas na cabeça!! Sou cristã, gosto de música, moda, internet, viajar e ler. Obrigada por acessar!!!

8 thoughts on “7 músicas que retratam o Brasil”

  1. Como não amar essa terra afinal eu sou brasileira aqui construí a minha história. Parabéns pelo post muito sugestivo refletir sobre o nosso país conduzido por uma boa música. Bjs linda

Deixe um Comentário